Conheça as brincadeiras e ambientes especializados na autoeducação e autonomia das crianças
Um quarto para crianças deve ser pensado para crianças, assim como suas brincadeiras, não é verdade? Pode parecer uma pergunta óbvia, mas na prática não é bem assim. A maioria dos adultos pensam no mundo e nas características de acordo com sua perspectiva e muitas vezes deixam de lado as necessidades reais das crianças. Pensando nas crianças que o método Montessori começou a revolucionar o mercado infantil, seja na parte de decoração quanto nas brincadeiras. O procedimento consiste em atividades sensoriais com exploração dos cinco sentidos, além de atividades psicomotoras e interação com pessoas e crianças.
Mas para conhecer o Montessori é preciso conhecer um pouco da história da criadora deste método. Maria Montessori nasceu na Itália em 1870, graduou-se em medicina, se dedicou a psiquiatria e dedicou sua carreira para trabalhar com crianças que possuíam alguma deficiência física ou cognitiva. Em 1906 seus estudos tiveram um grande avanço quando a médica foi convidada a coordenar e dirigir a instituição Casa dei Bambini.
A profissional foi destinada a cuidar da organização do local, direcionando as atividades educativas. Com o passar do tempo e experiência, a especialista passou a perceber que as crianças preferiam atividades práticas e dedicavam mais tempo e atenção a materiais que elas pudessem interagir (encaixando ou montando).
Durante diversas mudanças na sala de aula, a médica percebeu um importante padrão no comportamento infantil. A autoeducação e autodisciplina eram tendências naturais e surgiam quando a criança tinha autonomia para fazer suas escolhas. Assim começou a surgir o método Montessoriano. A educação infantil como uma etapa fundamental de descobrimento e desenvolvimento.
Painéis Montessorianos
Com base neste método surgiram os painéis Montessorianos. Estes painéis de atividades que exploram o movimento podem proporcionar para as crianças uma série de benefícios durante sua educação como melhorias de atenção, concentração e coordenação motora. A Arquiteta e Desinger de Interiores, Gabriela Silva define o método como “um conjunto de teorias e práticas didáticas com o foco voltado a desenvolver a autonomia da criança. É brinquedos e brincadeiras elaboaradas para que a criança se sinta livre e confiante, podendo explorar e aprender dentro do ambiente’.
O método dos painéis sensoriais prioriza a autoeducação. Ou seja, essas brincadeiras devem oferecer elementos – adaptados na altura, peso e idade da criança – que estimulem o desenvolvimento e a autonomia de forma segura para que ela se sinta à vontade para explorar cada espaço e brincadeira.
Quartos Montessorianos
Além dos painéis Montessorianos, os ambientes também são trabalhados com o método Montessoriano, os quartos são especialmente planejados para a autoeducação. Seguindo a permissa de que os quartos são para as crianças e não para os adultos, assim como os painéis, o espaço é todo planejado para estimular o desenvolvimento e autonomia das crianças, sem abrir mão de segurança.
A Designer de Interiores comentou sobre o assunto. “Os quartos Montessorianos tem como objetivo principal reunir um conjunto de teorias e práticas didáticas com o foco voltado a desenvolver a autonomia da criança. É um ambiente trabalhado para que a criança se sinta livre e confiante, podendo explorar e aprender dentro do ambiente”.
Principais Características
Inicialmente, uma das principais diferenças do quarto sensorial é a ausência da cama alta (ou berço), a ideia é permitir a circulação da criança. Os brinquedos devem estar dispostos de forma que a criança possa pegá-lo à vontade. Para despertar interesse e não gerar monotonia, especialistas indicam que os brinquedos sejam oferecidos em esquema de rodízio e trocados frequentemente. O Aluguel de brinquedos é uma forma interessante para o método Montessoriano.
Os elementos que estimulam experiências sensoriais são muito bem-vindos. Itens como espelhos para que elas possam analisar os próprios movimentos (para evitar acidentes, os espelhos devem ser presos na parede e de material acrílico). Barras fixas são ótimas para ajudar a criança se apoiar e estimular o aprendizado dos primeiros passos. Aqui neste frio curitibano os especialistas também aconselham o uso de tapetes.
O quarto sensorial é todo trabalhado de forma com que a segurança da criança esteja em primeiro lugar. “Nos quartos Montessorianos a segurança é um dos pontos principais, os elementos e mobílias devem ser adaptados à altura da criança, com elementos de fácil acesso, devem ser evitados objetos pontiagudos e tomadas aparentes. Já na decoração, deve ser feito algo que permita a sensação de tranquilidade e ao mesmo tempo algo que passe uma certa segurança e bem-estar, evitando transmitir ansiedade e baixa autoestima”, define a arquiteta.
VANTAGENS: Em primeiro lugar a segurança, o estimulo ao desenvolvimento, ao conhecimento e a autonomia, em segundo lugar os espaços mais abertos, a circulação livre, a decoração mais leve e a facilidade de acesso aos elementos. DESVANTAGENS: Esse tipo de quarto tem pouquíssimas desvantagens, porém pode ser apontada como desvantagem a parte organizacional pois como ele é um quarto feito para a criança “explorar”, na maioria das vezes vai estar bagunçado e desarrumado, com isso ele requer uma atenção redobrada na hora de reorganizar a bagunça.
Fonte: https://escolainfantilmontessori.com.br/blog/maria-montessori/